11 MESES E 23 DIAS - SEGUNDA FEIRA

segunda-feira, 30 de novembro de 2009 2 comentários



Hoje vou falar dela, que esta completando 65 anos. ELIAS FAUSTO, cidade onde cresci, e pra onde estou voltando.


"O surgimento de Elias Fausto tem origem no surto ferroviário, como conseqüência da agricultura açucareira, em acentuado desenvolvimento na região compreendida entre Itu e Piracicaba, tendo ocorrido, em 1875, a criação de uma estação no Km 173 da via férrea Sorocabana, em território do município de Monte Mor, o que provocou o estabelecimento de diversas famílias nas imediações e o conseqüente surgimento de uma povoação local, às margens do córrego do Carneiro.


Assim, aos poucos foi nascendo o que é hoje a cidade de ELIAS FAUSTO, cuja denominação se deu em homenagem ao Engenheiro e Político Elias Fausto Pacheco Jordão, que foi o encarregado pela construção do ramal ferroviário local, além de inúmeras outras obras à época do Império, destacando-se entre elas o projeto de urbanização do bairro de Pitangueiras, no município do Guarujá.


Busto - Elias Fausto Pacheco Jordão


Homenagem a Elias Fausto, no Guarujá, SP




Com o povoado, em 1890, instalou-se no local a primeira casa comercial, por iniciativa do português José Rodrigues Cardeal, homenageado posteriormente, dando a denominação ao futuro distrito de CARDEAL.

Em 1896, celebrava-se a primeira missa em capela levantada sob a invocação de São José, o padroeiro do município, que é comemorado todo ano no dia 19 de março. Em 1919, foi criado o Posto policial e em 03 de novembro de 1925 o povoado foi elevado a Distrito de Paz, ligado ao município de Monte Mor.


Paróquia São José


Em 30 de novembro de 1944, Elias Fausto conquista sua emancipação politico-administrativa, tendo sido instalado o município em 01 de janeiro de 1945. A partir de 24 de dezembro de 1948 foi criado por lei o distrito de CARDEAL, que hoje compõe com Elias Fausto as duas cidades que integram o município."


Prefeitura Municipal

Antiga Estação Ferroviária, hoje Câmara Municipal

Onde as escolas de samba desfilam no Carnaval...rs

É foi ai onde eu passei meus 22 anos, muito bem vividos, quando moleque jogava bola com os amigos na rua, topava com o dedão no chão e entrava correndo dentro de casa chorar pra mãe haha, fora as "brigas" com os amigos né. Bons tempos que não voltam mais, hoje a criançada não fazem mais isso, com tanta tecnologia, eles ficam na frente do PC, e perdem essas coisas. Ir pro sítio com o "Sirvião" então, o saudades de tudo.

Abraços

2 comentários:

Anônimo :

É por isso que vc gostou tanto de Sydney...Elias Fausto é a cara dela...geeente muito igual...devem ser cidades-irmãs....rsrsrsrrs.Desculpa mas era inevitável, cara pelo amor de Deus, como é que vai ser voltar pro engenho? Boa sorte....brincadeira, lá é que estão suas raízes, e principalmente sua razão de viver...SUA FAMILIA.Abraços, Alexandre Carioca.

Geraldo L. de ampos :

Conheci Elias Fausto na década de 1940... Uma minicidade. Hoje é grande, desenvolvida. Moro em Marília, mas não me esqueço dessa linda e acolhedora cidade de Elias Fausto.